Para entender sobre o mundo fashion não basta saber sobre as últimas tendências da primavera/verão. Tem que ter bagagem cultural e estar sempre atualizado “Se posso dar um conselho para quem quer trabalhar com moda e jornalismo de moda é conhecer bem a história das marcas e dos estilistas, das formas das roupas e dos tecidos, e dos principais marcos de cada época. É essa bagagem histórica e cultural que falta hoje nos profissionais do mercado”, diz a jornalista Nathália Fuzaro. E foi ela quem fez, especialmente pro blog, uma seleção de livros e filmes para os interessados no assunto.
Nathália Fuzaro é jornalista da COOL Magazine e criadora do blog Porcinas
Livros
O império do efêmero, Gilles Lipovetsky
Muitas vezes o filósofo compartilha ideias simples com o leitor, mas que nunca pensamos antes, sabe? São exatamente estas que assimilamos mais facilmente e nunca esquecemos, né? Além disso, há muitas informações históricas importantes e relações com valores morais. Para ler e reler.
Moda do século, François Baudot
Faz um panorama da moda contemporânea, explicando os principais períodos dos últimos 100 anos e contando a história dos principais estilistas. Acho importante conhecer as marcas e as circunstâncias que as levaram a ter tal importância hoje antes mesmo de sabermos quanto custa determinada bolsa ou roupa.
Filmes
O diabo veste Prada
Não posso deixar de citá-lo, já que retrata exatamente como muitas pessoas do ramo são. Trabalhar com moda é, claro, muito bacana e glamouroso (em algumas situações). Mas na maior parte do tempo temos que administrar egos e lidar com pessoas deslumbradas que nos julgam pela aparência. Por isso recomendo o filme, para preparar quem quer trabalhar com moda sobre as dificuldades do meio.
O escafandro e a borboleta
Além da fotografia e da história (baseada em fatos reais) do filme serem maravilhosas, acho super pertinente os aspectos morais que a trama aborda:
1. Que as pessoas e os relacionamentos são mais importantes que dinheiro, fama e moda (lembrando que o personagem principal era editor-chefe da Elle francesa);
2. E que devemos batalhar para realizar nossos sonhos, não importa quão impossíveis eles possam parecer ou quão debilitados estejamos.